sexta-feira, 23 de julho de 2010

4º ano - Atividade de Ciências - Microorganismo

São Paulo, 06 de agosto de 2010.
Nome: _________________________________________ Nº. ________
Profª. Indira Souto Santana Série: 4º ano
Disciplina: Ciências Lição para CLASSE


MICROORGANISMO

Oi 4º ano,

Vocês estudaram em Ciências os microorganismos, no 2º trimestre. Micro = pequeno e organismo = forma de vida.
Os microorganismos estão por toda a parte. Eles podem nos ajudar ou causar muitos problemas. Nesse capítulo do livro, vimos como eles atuam em nosso dia-a-dia e como podemos evitar os problemas que eles podem causar.
Na atividade de hoje vamos rever esse assunto. Leia com atenção e aproveite para estudar para a prova de recuperação. Boa Atividade!
Profª Indira

Objetivo:
- Identificar os diversos tipos de microorganismos na
natureza.


AUTO-CORREÇÃO
Antes de entregar a atividade verifique se está tudo correto e feito conforme as orientações, observando atentamente os itens abaixo. Se necessário corrija!
- Você fez o cabeçalho a caneta?
- Usou letra maiúscula no início das frases e em substantivos próprios? Usou corretamente os sinais de pontuação?
- Observe as palavras escritas por você? Estão escritas corretamente?
- Você fez respostas completas?
- Observe sua letra. Está legível?
- Pintou a borda da atividade de VERDE?




ATIVIDADES

1. Pesquise, descubra e escreva para que servem as vacinas e os antibióticos.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. Você já teve uma doença causada por microrganismos? Como caxumba, sarampo, gripe, catapora? Qual?
__________________________________________________________________________________________________________________________________

3. Leia o texto a seguir e troque idéias com seus colegas. Antes, consulte um dicionário e escreva, na página seguinte, o significado das palavras destacadas.

Desde a Antigüidade o ser humano tira proveito dos fungos e, hoje, eles fazem parte da vida da gente. Podem ser usados diretamente no preparo de alguns pratos, na fabricação de pães, bolos, cervejas, vinhos, queijos e também na produção de vitaminas. Um dos exemplos mais famosos do aproveitamento dos fungos é a penicilina, um remédio usado contra várias doenças, feito a partir de um fungo que vive no ar, o Penicilium.
Alguns fungos causam prejuízos à agricultura, provocando doenças nas plantas, como a ferrugem, o carvão, o míldio e o mofo. Os fungos também podem prejudicar o ser humano: aquelas manchas brancas que às vezes aparecem em nossa pele e que chamamos micose de praia são causadas por eles.
Os esporos, estruturas que estão presentes no ar e se originam dos fungos, provocam muitas alergias.
Com tantos esporos soltos pelo ar, não é de admirar que o pão que deixamos no forno em pouco tempo apareça mofado. O mofo é sinal de que os esporos de fungos encontraram um lugar para se desenvolver.
Os fungos são mais numerosos em ambientes quentes e úmidos, mas isso não significa que eles não ocorram em outras condições. Além do ar, os fungos podem ser encontrados junto a raízes de plantas. Essa associação, chamada micorriza, é fundamental para que muitas árvores possam se desenvolver. Os líquens, comumente encontrados na superfície das pedras e nas cascas das árvores, são outra forma de associação: só que entre fungos e algas. Nessa relação, chamada simbiose, a vida de um depende da vida do outro.
Revista Ciência Hoje das Crianças. Rio de Janeiro: SBPC/Ciência Hoje, n. 75, p. 24-5. (Texto adaptado).
¬- Mídio: __________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________

- Microriza: _______________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________________________________


- Simbiose: _______________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________

2 comentários:

  1. Respostas
    1. a vacina serve para garantir nossa vida evitando doenças.e os antibióticos sâo eficazes no combate a certas bactérias.

      Excluir