sexta-feira, 23 de julho de 2010

Atividade de Pontuação

São Paulo, 06 de agosto de 2010.
Nome: ___________________________________________ Nº. ________
Profª. Indira Souto Santana Série: 4º ano
Disciplina: Língua Portuguesa Lição para CASA


ESTUDO DE PONTUAÇÃO

Olá 4º Ano,

Uma das coisas que nos ajuda a escrever um texto com clareza e coerência é a pontuação. Saber utilizá-la corretamente é o que devemos dominar para escrever bem.
Nessa atividade vamos exercitar um pouco mais sobre esse assunto.
Leia com bastante atenção e capriche. Confio no seu potencial! Beijos,
Profª Indira!


Objetivo: Utilizar corretamente os sinais de pontuação

AUTO-CORREÇÃO
Antes de entregar a atividade verifique se está tudo correto e feito conforme as orientações, observando atentamente os itens abaixo. Se necessário corrija!
- Você fez o cabeçalho a caneta?
- Usou letra maiúscula no início das frases e em substantivos próprios?
- Observe as palavras escritas por você? Estão escritas corretamente?
- Você fez respostas completas?
- Observe sua letra. Está legível?
- Usou corretamente os sinais de pontuação?
- Construiu frases completas e claras?
- Pintou a borda da atividade de AZUL?
- ENTREGAR A LIÇÃO DE CASA NO DIA 11/08/10.


1 – Leia o texto a seguir com bastante atenção. Depois, faça os exercícios propostos.
João entrou atrasado na sala de aula e começou a falar sem parar. Tinha acabado de assistir a um desfile de artistas de circo. Ele contou aos colegas:

“De longe eu vi que estava acontecendo alguma coisa aí ouvi uns gritos e uns sons estranhos e uma música fiquei curioso não sabia se chegava perto ou não então fiquei parado um pouco daí vi um montão de gente indo lá pra avenida aí eu fui também né aí eu vi os animais vindo na minha direção uns animais enormes elefante leão urso e tinha uma moça dançando na frente do grupo então aí eu perguntei quem eles eram e me disseram que eram do circo que o circo chegou no bairro ah eu quero ir é hoje de noite eu quero ir"

a) Foi fácil ler e compreender esse texto? Por quê?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) O texto foi escrito reproduzindo a forma como João falou. Por isso, nele foram utilizadas muitas expressões da linguagem oral: aí, né, daí. Além disso, o texto não foi pontuado. Que tal reescrever o que João contou para seus amigos?
- Observe os problemas encontrados no texto.
- Depois, reescreva o texto numa folha avulsa, retirando as expressões utilizadas na linguagem oral.
- Organize o texto em parágrafos e utilize os sinais de pontuação adequados.
- Quando estiver pronto, copie-o no espaço abaixo.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2 - Agora, responda:
a) No trecho em que João conta como foi o circo, há parágrafo e ponto final?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) Quantos parágrafos há no texto reescrito por você?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) No trecho reescrito, que sinais de pontuação foram utilizados?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d) Agora, escreva a sua conclusão: para que servem os sinais de pontuação?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3 - Leia atentamente as frases.

Primeira: Rafael fez a lição.
Segunda: Rafael, fez a lição?
Terceira: Rafael fez a lição!

a) Qual a diferença de sentido entre as frases?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) Que sinais marcam a diferença de sentido entre as três frases?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

c) Em qual das frases é apresentada:
. uma pergunta?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
. uma surpresa?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário