terça-feira, 12 de outubro de 2010

Atividade sobre Auto Controle

AUTOCONTROLE

               Olá 4º Ano,
     Sinto que mesmo conversando tanto vocês esquecem qual é a melhor forma de agir em sala de aula, com os colegas. Por isso escolhi esse texto e tema para refletirmos hoje.
     Aproveitem para refletir e melhorar suas atitudes e ações sempre que sentirem necessidade.
Beijos, Profª Indira!


Objetivo: Compreender a importância de se auto controlar.

AUTO-CORREÇÃO
- Você fez o cabeçalho a caneta?
- Usou letra maiúscula no início das frases e em substantivos próprios?
- Observe as palavras escritas por você. Estão escritas corretamente?
- Você fez respostas completas?
- Observe sua letra. Está legível?
- Usou corretamente os sinais de pontuação?
- Pintou a borda da atividade de VERMELHO?

NA GRANDE GUERRA

     Na Grande Guerra, um grupo de soldados esta­va encerrado em uma prisão. Por necessidade dos movimen­tos do front de batalha, os carcereiros decidiram trasladar esses soldados
para um campo de prisioneiros que se encon­trava a muitos quilômetros de distância. Antes de começar a marcha, o chefe da pri­são fez uma observação:
     - Ouçam-me bem: a cada prisioneiro, a cada um de vocês, daremos uma bolsa com alimento, que poderão consumir ao longo do caminho.  Levem em conta que durante os dias de marcha somente contarão com isso. Não lhes dare­mos nem um pedaço a mais de co­mida, aconteça o que acontecer. O caminho será longo e duro. Pe­guem a bolsa ao passar pelo porto do penitenciária. Não tenho mais nada a acrescentar. Coluna, em marcha!
     Os caminhos da montanha es­tavam cobertos de neve. A roupa não era suficiente para protegê-los do frio; o calçado não fora pensado para re­sistir a temperaturas tão extremas. Os prisioneiros estavam a pé. Tinham frio, fome, cansaço e medo.
     Na primeira noite, todos os sol­dados abriram sua bolso de co­mida, observam o que havia nela, e cada um calculou quanto seria ne­cessário para não morrerem de fo­me; o resto, deveriam guardar para os dias que estavam por vir. Pen­saram que seria melhor passar um pouco de fome o cada dia, mas po­derem chegar ao destino.
     No entanto, um dos presos, vamos chamá-lo de Fritz, você acre­dita?... olhou sua bolso, esvaziou o conteúdo sobre
sua capa militar, lançou um olhor dissimulado para os seus companheiros e comeu todo a comida, sem deixar sequer uma migalha. Bem cedo, a coluna de presos reco­meçou a marcha. Chegaram a se­gunda e a terceira noites. Fritz não tinha nada para comer; ele acabou com tudo na primeira jornada. Os demais passavam fome, mas Fritz estava faminto.
     Ao começar o quarto dia, Fritz não aguentava mais. Andava cada vez mais devagar; já não tinha mais forças nem para se levantar do chão, foi quando caiu de bruços.
     Os guardas não queriam que a marcha da coluna parasse. Eles gri­tavam e ameaçavam os homens, obrigando-os a seguir em frente. Eles tinham fuzis pendurados nos ombros e pistolas na cintura.
     Vocês podem imaginar esse tris­te final? Não é difícil de adivinhar o que aconteceu depois.
     Ao chegar a primavera, quando a neve derreteu, alguns camponeses encontraram ao lado da trilha o cor­po rígido de um soldado morto. Va­mos chamá-lo de Fritz?

     Esse relato é inspirado nos acontecimentos na Primeira Guerra Mundial.

O QUE SIGNIFICA AUTOCONTROLE?
O segredo está em ter consciência dos sentimentos e procurar, por todos os meios disponíveis, que os sentimentos negativos não eliminem os positivos, o ânimo e os saudáveis. O medo é saudável; o pânico não. A fuga é saudável; a debandada, não. A alegria é saudável; o descontrole, não; o entusiasmo é saudável; o arroubo, não. O cansaço é saudável; o esgotamento, não.

“Ninguém é livre se não pode dominar-se a si mesmo.” matemático Pitágoras

VAMOS REFLETIR?

1- Responda a essas questões com sim ou não.
a)    Você começa a comer quanto todos que moram com você estão à mesa?
(    ) Sim      (    ) Não
b)    Em sua festa de aniversário você espera o fim da festa para abrir os presentes ou vai abrindo logo que o recebe?
(    ) Sim      (    ) Não
c)    Quando um colega esbarra em você, sua reação é reclamar logo?
(    ) Sim      (    ) Não
d)    No início da aula você espera a professora falar o que vai fazer?
(    ) Sim      (    ) Não

2- Agora pense nas suas respostas e no que já lemos sobre autocontrole. Você acha que consegue se controlar? Justifique sua resposta.


3- Cite atitudes suas que você deveria controlar em sala de aula para ter uma melhor relação com os colegas e no seu aprendizado.

4- Marque um X no que você costumar dizer nas diversas situações.


5- Agora pense bem! Você acredita que precisa melhor seu autocontrole? Por quê?

Nenhum comentário:

Postar um comentário