domingo, 7 de novembro de 2010

Ombros e postura do professor

Se você não presta atenção na sua postura e realiza muitos movimentos repetitivos, é um forte candidato para sofrer de dores nas costas e lesões como bursites, tendinites, lombalgias, cervicalgias e cervicobraquialgias. Se quiser evitar esses problemas, recomenda-se alternar a postura durante o trabalho, caminhando na sala e sentando, quando possível. É importante realizar pausas e aproveitar para alongar. Isso irá melhorar a circulação das pernas e pés. O alongamento produz um estado de relaxamento que ajuda a diminuir a tensão muscular, aumentada com a ansiedade, o estresse e a depressão.

Jason Gilbert, do Instituto Internacional de Quiropraxia, diz que a dor é um alerta. “O corpo avisa quando você tem ou vai ter uma lesão. Se a atividade provocar dor, pare imediatamente; não tente continuar e deixar a dor simplesmente passar. Abusar de medicamentos também pode mascarar a causa. Cuide preventivamente da coluna, dos ossos e da musculatura”, diz o quiropraxista, que cita outras boas dicas para a preservação da coluna vertebral:
  • Faça o maior número de movimentos possíveis. Você deve se levantar e mover com intervalos freqüentes; se ficar parado por muito tempo, pode travar as articulações e provocar crises.
  • Durma de lado ou de barriga para cima, para não desalinhar a coluna.
  • Pratique exercícios físicos regularmente, sob orientação de um profissional de educação física.

Nenhum comentário:

Postar um comentário