segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

ATIVIDADE DIAGNÓSTICA – MULTIPLICAÇÃO

Boa tarde 4º Ano,

A escola tem uma coisa de boa, todo início de ano, revemos aquilo que aprendemos no ano anterior, dessa forma podemos ficar mais seguros, sem medo de não entender nada do que iremos aprender.
A atividade de hoje será para relembrarmos o que á a multiplicação, quando podemos usar essa operação. Fique atento esse é um momento importante para você rever o que você já viu.
Com certeza você se sairá muito bem e seguirá o ano aprendendo bastante. Beijos, boa atividade
Profª Indira!

Objetivo: Relacionar a adição com a multiplicação.


AUTO-CORREÇÃO
Antes de entregar a atividade verifique se está tudo correto e feito conforme as orientações, observando atentamente os itens abaixo. Se necessário corrija!
- Você fez o cabeçalho a caneta?
- Usou letra maiúscula no início das frases e em substantivos próprios?
- Usou corretamente os sinais de pontuação?
- Observe as palavras escritas por você? Estão escritas corretamente?
- Você fez respostas completas?
- Observe sua letra. Está legível?
- Pintou a borda da atividade de AMARELA?


1- Andrezza é louca por doces desde pequenina. No final da tarde, ela nem lembra mais quantos doces comeu. Vamos ajudá-la?

Na primeira ida a padaria comprou 4 bolinhos.
Na segunda ida comprou mais 4 bolinhos.
Na última ida a padaria comprou 2 bolinhos e 2 sorvetes.


Conte para a classe o que você percebeu.
Quantos doces ao todo Andrezza comeu? ____________________________________________


Andrezza foi 3 vezes à doceira. Cada vez ela comprou o número de doces marcado abaixo.
1a vez: 4 doces 2a vez: 4 doces 3a vez : 4 doces
a) Calcule como quiser e complete a frase.



R.: No final da tarde ela havia comido ______ doces.

VOCÊ NÃO ACHA QUE ELA É MUITO GULOSA?

AMARRANDO AS IDÉIAS

Em situações em que a mesma parcela aparece várias vezes, podemos substituir a adição pela multiplicação, cujo símbolo é x e que se lê vezes.
Assim podemos resolver a situação acima indicando 3 x 4 = 12. (três vezes quatro doces é igual a doze doces)


2- Um grupo de amigos da 1a série combinou fazer um passeio de bicicleta. Laura, Amanda e Jonas chegaram na hora. Haviam 3 bicicletas. Quantas rodas tem com toda as bicicletas juntas?



R: ____________________________________________________________________________

a) E se fossem 5 bicicletas, quantas rodas seriam?

R:________________________________________________________________________


• Observe como Adriana arruma seu armário de um jeito interessante.
(figura de um armário)


Verifique quantos objetos há em cada prateleira.

Quais operações você pode usar para chegar aos resultados que observou?

Coloque em linguagem matemática.

prateleira 1: ________________________________________________________________

prateleira 2: ________________________________________________________________

prateleira 3: ________________________________________________________________

prateleira 4: ________________________________________________________________

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