sexta-feira, 18 de março de 2011

Relaxamento para as crianças

Exercícios para Relaxamento Infantil

Você pode escolher exercícios que possa mostrar às crianças como se fosse uma brincadeira, e deste jeito conseguir que elas relaxem. Comece com apenas alguns minutinhos e vá aumentando o tempo aos pouquinhos.


A visualização criativa, é uma ótima alternativa para ser utilizado como relaxamento para crianças. Auxiliando para que ela se sente confortávelmente e a instruindo para que inície uma respiração tranquila e continua, comece uma narração, onde a criança possa imaginar uma situação que traga tranquilidade... Você pode iniciar o exercício com a da narração seguinte:

"Feche seus olhos. Inspire profundamente .... agora solte o ar ... vagarosamente. Imagine que na ponta do seu nariz existe um lápis colorido... Você pode escolher a cor do lápis... Tente com sua cabeça .... fazer um número oito na horizontal... Faça este movimento mais três vezes ... não esqueça da respiração. Inspire.... e expire...."


Uma outra técnica é chamada “como um balão”, e baseia-se no comportamento de um balão quando você o enche de ar, assim como também quando você deixa escapar o ar.

A criança deve inspirar lentamente o ar, fazendo com que entre nos seus pulmões de forma direta e com que a criança sinta seus pulmões crescendo, tal e como os balões. Depois ela deve expulsar o ar lentamente, deixando que escape como no caso dos balões. Deste jeito a criança conseguirá relaxar bem.

Outro exercício e técnicas de relaxamento para crianças consiste em imitar uma tartaruga, como se fosse uma de verdade. A criança terá que imitar as tartarugas quando elas começam a se esconder na carapaça, encolhendo os braços, as pernas e a cabeça no chão, ficando com as costas em arco, tal e como a carapaça da tartaruga. Depois a criança terá que começar a “sair da carapaça”, esticando suas pernas, seus braços e o pescoço.



Músicas Infântis para Relaxamento

E claro, música relaxante não pode faltar!



Para baixar esse áudio clique aqui



Para baixar esse áudio clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário