quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Festa das Regiões Brasileiras - 4º ano 2011

REGIÕES BRASILEIRAS

               4º ANO,

     O Brasil é uma terra de muitas nações. Essa afirmação, que todos os brasileiros já devem ter ouvido ao menos uma vez, mostra, exatamente, a realidade do País.
     Formado pelo encontro de muitas etnias, principalmente indígena, européia e negra, o povo brasileiro tem hábitos, culturas e tradições bastante diversificados.
     Além dos costumes, existem diferenças ambientais climáticas, políticas e econômicas relevantes. Devido a toda essa diversidade, o Brasil está dividido em cinco regiões, cada uma com suas características próprias: Norte, Sul, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. Que tal viajarmos pelos quatro cantos do País?
     O Brasil é tão rico que a alguns quilômetros de distância é possível encontrar uma cidade totalmente diferente daquela onde vivemos, com clima, vegetação, tipo físico, sotaque, culinária, fauna, danças, música, roupas e costumes próprios.
(Texto adaptado livremente da revista Regiões Brasileiras – Editora On Line)

Objetivo: Conhecer as características das regiões brasileiras.

SIGA AS ORIENTAÇÕES ABAIXO E FIQUE BEM ATENTO AS DATAS.

20/09 – FEITO EM CLASSE: Fazer o mapa da região em folha de papel vegetal A4 (o aluno deverá trazer 2 folhas de papel vegetal A4 no dia.) O mapa deverá ser dividido nos estados, colocando o nome e as capitais. Colocar margem, título e seu nome e número. Valor 2,0 pontos.

27/09 – Trazer pesquisa sobre a vegetação da região do seu grupo. Trazer imagens e informações.
EM CLASSE: Fazer um cartaz com as informações mais importantes que foram pesquisadas e as imagens. Fazer margem, escrever com letras grandes, colocar o título e o nome dos integrantes do grupo. Valor 2,0 pontos.

04/10 – Trazer pesquisa sobre o clima da região do seu grupo. Trazer imagens e informações.
EM CLASSE: Fazer um cartaz com as informações mais importantes que foram pesquisadas e as imagens. Fazer margem, escrever com letras grandes, colocar o título e o nome dos integrantes do grupo. Valor 2,0 pontos.
               
11/10 – Trazer pesquisa de 2 receitas de comidas típicas da região do seu grupo. Trazer imagens.
EM CLASSE: Fazer um livro de receitas da comida típica. Com capa e 5 receitas diferentes da culinária típica da região. Todas as receitas devem ter ingredientes, modo de fazer e imagem (desenhada ou colada). Valor 2,0 pontos. NESSE DIA CADA ALUNO DEVERÁ TRAZER UMA COMIDA TÍPICA DA REGIÃO E VIR VESTIDO COM UMA ROUPA TÍPICA PARA PARTICIPARMOS DA FESTA DAS REGIÕES BRASILEIRAS.

Cada aluno será avaliado individualmente na participação e envolvimento em cada atividade proposta. Qualquer problema ou dificuldade favor avisar com antecedência para as possíveis providências.
Bom trabalho, beijos, profª Indira


FOTOS DA FESTA DAS REGIÕES
4º ano com roupas típicas

Comidas Típicas das regiões

Victor gaúcho com o arroz tropeiro - Uma delícia





Nenhum comentário:

Postar um comentário