sábado, 7 de janeiro de 2012


O leitor, na teoria literária, é uma das três entidades da história, sendo as outras o narrador e o autor. O leitor e o autor habitam o mundo real. É função do autor criar um mundo alternativo, com personagens e cenários e eventos que formem a história. É função do leitor entender e interpretar a história. Já o narrador existe no mundo da história (e apenas nele) e aparece de uma forma que o leitor possa compreendê-lo.
Essa é uma definição de LEITOR retirada do site Wikipédia.

Por que coloquei ela aqui? Porque hoje é o Dia do Leitor, e quero afirmar que ser leitor está acima de qualquer definição! Ser leitor é deixar-se levar pela magia da literatura, é entrar em um novo mundo, é conhecer novos amigos, lugares e, por que não, novas criaturas também.
Ser leitor é adquirir conhecimento e sabedoria de forma prazerosa e, para quem acha que ler é um ato solitário, anti-social, engana-se. O livro é uma das melhores companhias que se pode ter e estar junto em qualquer lugar. Podemos ler de pé, sentado, deitado, encostado; e de dia, de tarde e de noite! Então, o Blog CT deseja a todos os leitores PARABÉNS pelo seu dia, pelo nosso dia! Abraços o/

A leitura é uma das habilidades mais importantes e fundamentais que podem ser desenvolvidas pelo ser humano. É a partir da leitura de mundo que o aluno pode compreender a realidade em que ele está inserido e chegar a importantes conclusões sobre o seu mundo e os aspectos que o compõem. A habilidade de leitura é essencial e dá suporte para o estudo de outras áreas do conhecimento. Ao estudar matemática, a criança terá que realizar a leitura de sinais, de números existentes em uma determinada situação, bem como a leitura dos enunciados das questões propostas nas atividades. Já em história, ela irá se encontrar com um universo de palavras que caracterizam uma época, um acontecimento. Sendo capaz de realizar uma leitura proficiente desse contexto, ela não só compreenderá o passado, como também poderá estabelecer paralelos sobre a época estudada e a realidade atual. As habilidades de leitura vão muito além de uma simples decodificação, na verdade, vão além da própria compreensão do que foi lido. Mas quais são os conhecimentos e habilidades de leitura que o aluno deve ter? A habilidade que se deve ter de leitura não é somente traduzir sílabas ou palavras (signos lingüísticos), em sons, isoladamente (a decodificação). É sobre as habilidades de leitura e as etapas de leitura que abordaremos neste trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário