quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

MAS O QUE É A ESCOLA?

     A escola não é ilha isolada no oceano social. Não é lugar para guardar crianças, ou reformá-las, embora possa ajudar, orientar e até alimentar. A escola não é paraíso na Terra. Nem o inferno entre nós. Nem o purgatório. A escola não está aí por acaso.
     Dizia-me uma professora nordestina, com muita experiência de vida e muito conhecimento da realidade: "A escola salvará a sociedade se a sociedade salvar a escola."
     Os professores, na escola, não são mágicos, não são heróis (embora heroísmo não falta a muitos deles), não são gênios (muito menos da lâmpada...), não são mercenários, não são santos, não são famosos, não são poucos, não são suficientes, não são muitos, não são o que pensamos que são.
    Os professores são pessoas cuja profissão é ajudar na humanização de outras pessoas, os alunos. E que, por isso, devem ser tratados não como funcionários apenas, ou técnicos, ou "aplicadores" de conteúdos apostilados. Devem ser compreendidos e tratados como seres humanos livres, críticos e criativos. Como profissionais que ocupam um lugar único na vida social, profissionais de quem muito se espera.
     Cabe aos professores avaliarem os alunos. Avaliação não é punição. Não é acusação. Não é vingança. Não é fatalismo. Não é perseguição. Não é condescendência, tampouco. Tampouco é um fechar os olhos para lacunas e preguiças.
     Cabe aos pais acompanharem os filhos. Conversar com os filhos sobre a escola. Conversar com a escola sobre os filhos. Conversarem pai e mãe entre si sobre a escola que os filhos frequentam. Seja escola pública ou privada.
     Cabe aos alunos entenderem a escola. Cuidarem dela. Defendê-la. A escola não é apenas um espaço físico. A escola não é ponto de tráfico de drogas. A escola não é a sede do tédio. A escola não é escola de samba. Não é apenas lugar de encontro. Mas o que é a escola mesmo?
     A escola não é uma ideia vaga. Não é um lugar onde haja ou não vagas. A escola não é vagão de trem onde entramos e do qual saímos quando chega a próxima estação.
     A escola não é a sua quadra de esportes (abandonada ou ampliada), não é um conjunto de salas de aulas (sufocantes ou arejadas), não são paredes (sujas ou limpas), janelas (abertas ou fechadas), portas (com cadeados ou não), armários (vazios ou cheios), escadas (perigosas ou seguras), computadores (novos ou obsoletos), bibliotecas (reais ou fictícias). A escola não é o que vemos.
     A escola n]ão é arquivo morto. A escola não é cabide de empregos. Não é moeda de troca política. Não é campo de batalha. Não é um curso de idiomas. Não é empresa competitiva. A escola não é clube, não é feira, não é igreja, não é partido.
     Mas então o que é a escola? E cabe a escola nos dizer o que ela é, a que veio, para que existe? Alguém sabe?
     A escola é um problema insolúvel.
     A escola é uma probabilidade.
     A escola é uma experiência.
     A escola é uma esperança. 

Gabriel Perissé é autor dos livros Literatura & Educação e os sete pedacos capitais e as virtudes da educação. Professor Mestrado em Educação da Uninove (SP). www.perisse.com.br  

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