- ÁRVORE das férias:
Representar uma árvore no papel pardo ou cartolina;
Afixá-la no painel ou parede. Em cima da árvore, escrever uma pergunta
relacionada as férias que será tratado durante a semana .
Ex.: Como foi...? Cada criança receberá uma
"folha da árvore" para escrever o que quiser ou desenhar o que lhe
der vontade. Depois, pedir para cada criança colocar sua folha na árvore
Obs: Esta atividade poderá ser retomada durante a
semana para que haja uma reflexão sobre o que eles queriam e o que conseguiram
alcançar.
- DA CONFUSÃO À ORDEM
Estas atividades são ideais para que a criança
perceba a necessidade da organização para o bom desempenho das atividades. O professor pode, a partir da fala das
crianças, levantar algumas regras
para a organização em sala de aula. Pedir para que
as crianças, todas ao mesmo tempo, cantarem uma música para o seu companheiro
do lado (esta atividade gerará um caos); depois pedir a um aluno que cante a
música dela para a classe.
As crianças perceberão como o caos é desagradável e
como a ordem tem um sentido.
O professor poderá levantar com as crianças outras
situações vividas onde a organização é essencial.
- O LAGO DE LEITE
Despertar no aluno o prazer do trabalho em conjunto
e a importância Da ação individual na contribuição com o todo.
O professor poderá falar um pouco sobre o trabalho
na série, para que as crianças entendam a importância do envolvimento de todos para
a realização do mesmo.
Em um certo
lugar no Oriente, um rei resolveu criar um lago diferente para as pessoas do
seu povoado.
Ele quis
criar um lago de leite, então pediu para que cada um dos residentes do local
levassem apenas 1 copo de leite; com a cooperação de todos, o lago seria
preenchido.
O rei muito
entusiasmado esperou até a manhã seguinte para ver o seu lago deleite. Mas, tal
foi sua surpresa no outro dia, quando viu o lago cheio de água e não de leite.
Em seguida, o rei consultou o seu conselheiro que o informou que as pessoas do
povoado tiveram o mesmo pensamento:
"No meio
de tantos copos de leite se só o meu for de água ninguém vai notar..."
Questionar com as crianças:
Que valor faltou para que a idéia do rei se
completasse? Após a discussão é interessante que os alunos
construam algo juntos, como por exemplo: o painel da sala. A sala pode ser decorada com
um recorte que,
depois de picotado, forma várias pessoas de mãos
dadas, como uma corrente.
- TÉCNICA DO ABRAÇO
Participantes: Indeterminado (todos os que
estiverem participando)
Frase: "Quanta coisa cabe em um abraço.
"Objetivos: criar uma certa intimidade e
aproximação com os colegas já que estão voltando de férias; •avaliar o
sentimento de exclusão de quem está com o balão;
• sentir que precisa da colaboração do outro para
não ser "atingido" pelo balão.
Observação: ABRAÇO
(do dicionário): demonstração de carinho, de amizade, acolhimento,
ligação, fusão, união.
ABRAÇAR: apertar com os braços, entrelaçar-se,
ligar-se, unindo-se.
(Deixar claro a importância de um abraço a quem precisa
e entre o próprio grupo =UNIÃO).
OBS 2: levar bexigas e CD.Descrição:
Abraçar o colega encostando o peito e contando até
três para trocar de "par". Um participante fica de fora com um balão
que deverá encostar no peito de alguém"disponível" que assumirá o seu
lugar ficando com o balão.Para que não seja encostado o balão, o abraço deverá ser forte e bem próximo e a
troca de pares
deverá ser rápida.
- EMPRESTANDO O LÁPIS
Objetivo: Mostrar
a importância da partilha e a união entre as crianças.
Material: Lápis de cor e desenho impresso.
Pedir para que as crianças tragam para o próximo encontro
um lápis de cor. Importante: Cada criança deve trazer apenas um lápis. Se a
professora ver que a criança trouxe a caixa com mais cores, pedir para que a
criança escolha a cor que mais gosta. A professora deve trazer impresso em papel um
desenho para as crianças colorirem. O
ideal é uma folha para cada criança. Na folha deverá ter o mesmo desenho duas
vezes.
Descrição: Distribui-se uma folha para cada
criança, pedindo que elas pintem apenas um desenho e com a lápis que trouxe. O
desenho vai ficar com uma tonalidade apenas. Quando as crianças terminarem o
primeiro desenho, pede-se que inicie o segundo, mas agora elas não irão pintar somente
com as cores que elas trouxeram e sim que emprestem o lápis do outro amigo para
colorir o desenho, assim cada criança
irá emprestar o lápis de um amigo para colorir
e no final todos terão um trabalho colorido.
Conclusão: O
primeiro desenho ficou com uma cor uniforme, com isso acabou ficando feio, esquisito.
Mas quando eles emprestaram o lápis do amiguinho, o
desenho ficou mais bonito, colorido. Com isso deve-se mostrar a criança que
elas precisam se unir e se ajudarem mutuamente,explica-se que quantas
outras crianças pobres que não tem o que eles tem, por exemplo, brinquedos, comidas etc. Sendo
assim, diante de nossas possibilidades, devemos dar um pouquinho daquilo que
temos.
- CONTANDO AS FÉRIAS
Pode ser
usado por qualquer professor, de qualquer matéria. Para professores de inglês
ou espanhol pode ser ainda mais interessante, para ser usado com alunos de
nível intermediário ou avançado.
Leve uma
caixa grande de papelão com vários objetos, quanto mais melhor. No primeiro dia
de aula, diga aos alunos que eles terão que contar como foram suas férias em 3
minutos. Peça a um aluno para marcar o tempo e escolha alguém para começar.
Explique que ao mostrar um objeto, o aluno terá que inserí-lo em sua história
de forma lógica, dizendo o nome dele.
À medida em
que o aluno vai contando sua história, você retira um objeto de dentro da
caixa, mostrando-o ao aluno e toda a classe. O aluno tem que continuar sua
história, colocando-o nela. Por exemplo, ele está dizendo que foi à praia, você
mostra uma tesoura, o aluno diz: ...mas antes de ir à praia precisei de uma
tesoura para cortar minhas unhas, que estavam muito grandes. E assim por
diante.
Cada aluno
irá falar por 3 minutos, mostre 3 ou 4 objetos para cada um. Quando todos
tiverem contado suas férias (e eles irão se divertir muito com isso) você pede
para a classe votar na história mais interessante, em quem se saiu melhor
contando-a, etc.
Essa
brincadeira é uma forma divertida de todos contarem sobre suas férias e também
torna o clima alegre e daí por diante será mais fácil iniciar a aula
propriamente dita.
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