segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

ATIVIDADE ZONA RURAL E ZONA URBANA

Olá, 4º ANO,
     Compreender de que forma as cidades e estados estão divididas facilitará seu entendimento sobre o modo como as pessoas vivem, como elas moram, suas preferências.
     Falar sobre área rural e urbana e só uma pequena parte da grande diversidade que é o nosso país. Aproveite essa atividade para relembrar os conceitos.
Beijos, Boa atividade, Professora Indira!

Objetivo: Identificar as características da zona rural e urbana.

AUTO-CORREÇÃO
- Você fez o cabeçalho a caneta?
- Usou letra maiúscula no início das frases e em substantivos próprios?
- Usou corretamente os sinais de pontuação?
- Observe as palavras escritas por você. Estão escritas corretamente?
- Você fez respostas completas?
- Observe sua letra. Está legível?
- Pintou a borda da atividade de LARANJA?


ZONA RURAL

     Toda parte do município que fica fora da zona urbana, ou seja, fora da cidade, é tida como zona rural.
     Essas partes são destinadas ao cultivo de produtos agrícolas – soja, milho, trigo, arroz, hortaliças, cana-de-açúcar, dentre outros – extrativismo, silvicultura, pecuária, etc.
     Existem ainda as áreas de preservação ambiental que visam a conservação da fauna e da flora do país, evitando que os agricultores e pecuaristas desmatem totalmente sua área para o cultivo desses produtos e animais.
     As moradias da zona rural são afastadas umas das outras, sendo bem simples, sem os benefícios que temos na zona urbana. Muitas vezes são feitas de pau-a-pique, cobertas de palha e chão de terra batida. Não possuem água tratada nem redes de esgoto e a falta de luz elétrica dificulta o trabalho do homem do campo, pois este não pode utilizar máquinas e equipamentos que utilizam a eletricidade, como uma geladeira.
     Hoje em dia as zonas rurais estão mais valorizadas, pois as pessoas procuram maior qualidade de vida, formas de se manterem afastadas das agitações da zona urbana. Na zona rural podem encontrar sossego, tranqüilidade, exercitarem atividades que promovam a saúde mental, o descanso da mente e do corpo. Balançar em uma rede, ouvir o canto dos pássaros, regar plantas, andar descalço, lidar com animais, andar a cavalo é muito agradável e faz bem à saúde.
     Outra forma de diversão na zona rural são as atividades de ecoturismo. Pessoas saem em passeios a pé, mais conhecidos como trilhas, tendo contato direto com a natureza e se exercitando até chegarem a algum lugar interessante como uma cachoeira ou uma vista muito

linda. Algumas pessoas costumam montar acampamentos nesses lugares e ficam por alguns dias
procurando uma forma diferente de descanso.
          A população da zona rural é bem menor que da zona urbana, pois nas cidades as pessoas têm melhores condições de sobrevivência, com trabalhos mais leves e melhores salários.
     Já os trabalhos na zona rural limitam-se aos cultivos agrícolas, as diversas plantações e colheitas, a criação de animais como porcos, galinhas, bois e vacas, bodes e cabras, abelhas para produção de mel, peixes e outras. Fazendas maiores e mais bem equipadas fazem seus trabalhos através de maquinários, de forma mais eficiente e rápida.
     Uma grande diferença entre a zona rural e a zona urbana é o movimento das pessoas, a forma de se locomoverem de um lugar para outro. Enquanto na zona urbana temos o trânsito caótico, muito agitado e violento, com carros cada vez mais luxuosos, na zona rural temos o transporte de pessoas e mercadorias com um trânsito muito tranqüilo, quase sem movimento, onde as pessoas se locomovem através de caminhões, jipes, carroças ou charretes, cavalos ou burros. 
FONTE: http://www.escolakids.com/zona-rural.htm


ZONA URBANA
     A formação da zona urbana acontece em razão das modificações causadas pelo homem, como no relevo, no espaço físico através da construção de avenidas, edifícios, viadutos, etc. O surgimento das cidades ocorre em virtude da concentração das pessoas nas diferentes regiões com algumas características próprias, como a habitação, o trabalho, a circulação das pessoas e a recreação.
     Nas zonas urbanas existem os serviços públicos promovidos pelos órgãos do governo, a fim de manter a ordem e o funcionamento das cidades. Para isso devem oferecer rede de iluminação, escolas e postos de saúde, serviços de água e esgoto, calçamento com meio-fio, serviço de coleta de lixo e limpeza das cidades, etc., além desses, a zona urbana deve ter bairros específicos para indústria, habitação e comércio.
     As cidades são divididas em bairros e esses podem ser mais luxuosos ou mais simples. Existem ainda as áreas mais afastadas, chamadas de subúrbios onde as pessoas moram sem condições. As favelas formadas em cima dos morros são uma forte característica dessas áreas, não possuem rede de energia elétrica, assim os moradores vão puxando fios desde a rua até a parte de cima do morro, na localidade não existe rede de água tratada e esgoto, podendo causar problemas de saúde, além do risco de desmoronamentos nas épocas das chuvas.
     As cidades possuem grande movimento, sendo que o centro delas é a área de maior agitação, onde estão localizados os bancos, lojas de todos os tipos, escritórios, consultórios, etc.
     Embora nas cidades haja maiores facilidades, os moradores têm sofrido grandes problemas por causa do grande fluxo de pessoas, o que deixa alguns setores prejudicados.
     O trânsito é um exemplo claro disso, com engarrafamentos, pessoas irritadas e acidentes por todos os lados. O comércio também fica lotado, não existe estacionamento em algumas localidades ou os ônibus não chegam no tempo previsto para a rota.
     Os hospitais e postos de saúde não conseguem atender todas as pessoas e muitas vezes não possuem quantidades suficientes de medicamentos nem de profissionais da saúde. A falta de segurança também é um grande problema, pois não existem policiais para dar cobertura em todas as localidades, abrindo maior espaço para os assaltos e roubos, tanto no comércio como em áreas residenciais, além dos HTTPstros e outros atos violentos.

FONTE: HTTP://www.escolakids.com/zona-urbana.htm

Com base na leitura dos textos responda as questões:

1- Cite três características positivas existentes na zona urbana e na zona rural.

2- Cite três características negativas existentes na zona urbana e na zona rural.

3- Observando as características citadas no exercício acima e também as que estão no texto, justifique: Se pudesse escolher em qual área você gostaria de viver? Na zona rural ou na zona urbana?

7 comentários:

  1. muito bom ajudou minha irmã fazer a atividade da escola.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. muito bom tinha que fazer um trabalho de fogo

    ResponderExcluir
  3. gostei, só que sua pagina é muito clara. as letras ,até as que estão de preto estão claras. as palavras em rosa.... coloca o preto mais forte e o rosa também. só um sugestão. não fique chateada,por favor.

    ResponderExcluir
  4. zona rural e Zona urbana juntas formam o que?

    ResponderExcluir